Roteiro: Dia 1 em Madrid

06:54

Começamos o nosso primeiro dia em Madrid na Puerta Del Sol, uma das praças mais importantes da cidade. Antigamente a Puerta Del Sol era uma das entradas em Madrid. O nome deve-o ao sol que a adornava. Aqui encontram-se alguns pontos de interesse:

Real Casa de Correos: No centro da praça, é o edifício mais antigo da Puerta Del Sol. É aqui que os madrilenos comemoram a passagem do ano.
Estátua de Carlos III: Rei de Espanha entre 1759 e 1788, Carlos III ficou conhecido por ser o responsável por grande parte da urbanização da cidade.
El Oso y el Medroño: Este é o símbolo da cidade. A estátua de 4 metros de altura fica na entrada da Rua de Alcalá. Antes de ser habitada por pessoas, a cidade era um bosque onde existiam ursos.

Km Zero: Marca o local de onde saem todas as ruas e avenidas de Espanha. Fica frente à Real Casa de Correos.


Estátua do Rei Filipe II no centro da praça
Próxima da Puerta del Sol, a Plaza Mayor já serviu de palco para execuções e corridas de touros. Hoje é o ponto de encontro para os moradores e turistas. Os 4 lustres de ferro que se encontram nas extremidades da praça tem representados os principais acontecimentos da cidade.
A Plaza Mayor tem 9 entradas

A Plaza de Sta Ana está repleta de bares e restaurantes. É o sitio ideal para relaxar após uma caminhada pela cidade. Pode também aproveitar para sentar numa das esplanadas e deliciar-se com algumas tapas. Esta praça está sempre animada, tanto de dia como ao final da noite.

A Igreja de Sta. Cruz é uma das mais antigas de Madrid. Bem próxima da Plaza Mayor, esta igreja é pouco conhecida pelos turistas mas muito frequentada pelos locais que são devotos de San Judas Tadeo.




A poucos passos da Plaza Mayor encontramos o Mercado de San Miguel.  Aqui é possível encontrar produtos tipicamente espanhóis. Vale a pena visitar e aproveitar para provar algumas das especialidades.





A Basílica de San Miguel é uma das construções arquitectónicas mais relevantes do barroco espanhol, devido à sua singular fachada de forma convexa, pouco comum em Espanha.

Site Oficial: http://www.bsmiguel.es/

Basilica de San Francisco El Grande

Junto ao Palácio Real, a Catedral de Almudema é a principal catedral de Madrid. Consagrada a Santa Maria de la Almudena, a padroeira da cidade, a catedral tem 102 metros de comprimento e 73 metros de altura.  É a primeira catedral espanhola consagrada por um Papa e a primeira consagrada por João Paulo II fora de Roma. A entrada na Catedral é gratuita, mas pede-se 1 euro de donativo.


Detalhe de um dos portões da Catedral. No canto superior esquerdo temos os reis de Espanha. Do lado direito está representado o Papa João Paulo II e na parte inferior, numa cadeira de rodas, podemos encontrar a mãe do Rei.






O Palácio Real ou Palácio do Oriente é considerado o maior palácio real da Europa, com 4318 quartos e uma área de cerca de 135 000 metros quadrados. O Palácio Real ocupa o local onde já existiu o Real Alcázar de Madrid, outro palácio que foi destruído por um incêndio que durou três dias. Apesar de ser a residência oficial, o Rei de Espanha apenas utiliza o palácio em ocasiões especiais.


Os Jardins Sabatini fazem parte do Palácio Real. O seu nome é uma homenagem a Francesco Sabatini, um arquiteto italiano que projetou várias obras no palácio.


Na Plaza de España vai encontrar a fonte de Miguel de Cervantes com as estátuas de Don Quixote e Sancho Pança.


O Templo de Debod foi doado a Espanha pelo Estado Egípcio em agradecimento pela ajuda prestada durante o salvamento dos templos de Abu Simbel. Este monumento é um dos poucos testemunhos arquitectónicos egípcios completos que podem ser vistos fora do Egipto. Em Espanha, o templo passou por  um complexo trabalho de restauração. Se tiver oportunidade, visite-o ao pôr-do-sol. 

Links que também poderão interessar:
Roteiro: Dia 2 em Madrid (em breve)
Visitar Madrid em 3 dias: Passo a Passo (em breve)
Madrid, Onde Comer (em breve)

You Might Also Like

0 comentários